Recebe alta o 6º paciente de Manaus que estava em tratamento no HMAP

1 de fevereiro de 2021

Foto: Enio Tavares

Recebeu alta na manhã desta segunda-feira (01) no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) o paciente Mario Ney Lima, de 50 anos de idade. Ele faz parte da comitiva de 18 pacientes vindos do Amazonas para se tratar contra o Covid-19 no Estado de Goiás, em meio ao colapso da rede pública de Saúde ocorrida na capital, Manaus, nas últimas semanas. “Aqui é show de bola. O tratamento foi maravilhoso. Eu não tenho nem como mensurar. Foi 100%. Uma realidade completamente diferente da que está acontecendo no meu estado. Eu não sei nem o que falar. Eu só tenho a agradecer a todos vocês” – relata emocionado Mário, rodeado pela equipe multiprofissional que atua diretamente no tratamento aos pacientes com covid da unidade.

A direção do hospital informa que o paciente inicialmente foi internado na enfermaria mas acabou tendo um agravamento do quadro respiratório, chegando a ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mário, que é funcionário público, conta que não tem nenhuma comorbidade e que não faz parte das pessoas classificadas como sendo dos quadros de risco. “Não fumo, pratico exercícios físicos com regularidade. Nunca tive nada. Com o covid eu arriei de uma forma que terei de ser muito forte para me recuperar. Segundo os médicos serão ao menos 4 meses de exercícios e respiração para poder voltar ao normal. Me passaram dieta e tudo o que preciso fazer para me recuperar por completo” – relata.

Ney Lima conta que contraiu a doença no começo do ano, quando estava de férias com a família. “Fui com minha esposa, sogro, sogra e as crianças passar as férias em Fortaleza e todos nós contraímos a doença. Meu sogro faleceu lá mesmo. Minha sogra já está melhor, mas ainda está lá. As crianças ficaram bem. Mas eu e minha esposa quando retornamos a Manaus começamos a nos sentir muito mal e procuramos uma médica, que me instruiu a procurar um hospital pois estava com pneumonia, com quadro muito grave. Minha esposa tinha quadro menos grave que o meu e pôde realizar o tratamento em casa. Quando procurei o hospital local me dei conta de que a coisa realmente era muito grave. Achei que não ia escapar. Foi então que apareceu a oportunidade de vir tratar aqui em Goiânia”.

Para o HMAP vieram 14 pacientes. Desses, 6 desses já receberam alta hospitalar. Mário Ney Lima foi transferido para uma casa de apoio de responsabilidade do Governo do Estado de Goiás, de onde partirá nos próximos dias para casa. A coordenadora do setor de fisioterapia e terapia ocupacional do HMAP, Eliene Rosa da Silva, explica que o grupo de pacientes vindos de Manaus está sendo atendido por uma equipe exclusiva, separadamente dos pacientes locais. “Infelizmente quatro pacientes do grupo vieram a óbito. Mas já conseguimos salvar seis vidas e estamos nos empenhando para salvar os outros quatro que recebem tratamento aqui. Três deles estão na UTI e um na enfermaria”.

“Eu só tenho que agradecer a Deus e a Aparecida de Goiânia. O Estado do Amazonas me trouxe, mas onde eu me curei mesmo foi aqui. Fui tratado de uma forma que não tenho como explicar. Não sei onde nem como estaria agora se tivesse ficado em Manaus. Agora eu só agradeço, a Deus e a todos deste hospital” – pontua o funcionário público. Quando questionado sobre a resistência à necessidade de isolamento ele foi taxativo. “É uma questão de consciência, de vida, de saúde. Não tem porquê as pessoas estarem brigando para estarem nas ruas sabendo que podem se contaminar a qualquer momento”.

“E é por isso que eu digo: isso vai passar. Tá demorando um pouco, são muitas as dificuldades, mas vai passar. O que que custa você ficar em casa? Esse negócio de sair pra beber não tá certo. Compra sua cerveja e bebe em casa. Faz o seu churrasco em casa. Vai passar, evita sair. É só uma questão de consciência” – completa.

Fonte: Frederico Noleto