Saúde de Aparecida lança curso para aperfeiçoar o atendimento às urgências pediátricas

7 de fevereiro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Capacitação é voltada para médicos e profissionais de enfermagem da rede de urgência e emergência da cidade. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas

Para aprimorar os atendimentos prestados às crianças na rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, a pasta promoverá o “I Curso Multiprofissional com Simulação Realística em Pediatria”. A capacitação ocorrerá nos dias 7 e 8 de março, no campus local do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento oferece 240 vagas, distribuídas nos dois dias, e é direcionado aos profissionais de enfermagem (níveis técnico e superior) e de medicina. As inscrições estão abertas até o próximo dia 24 de fevereiro pelo link https://bityli.com/wz5HF. O curso tem carga horária de 12 horas.

“Investimos em conhecimento e inovação para ofertar às pessoas uma Saúde Pública de excelência. Neste curso usaremos a simulação realística com o uso de bonecos e outras ferramentas. Essa é uma estratégia educacional que representa situações reais para potencializar as habilidades e saberes dos profissionais”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O evento será realizado das 7h às 17h e vai abordar os seguintes temas: Parada Respiratória (PR); Parada Cardiorrespiratória (PCR); Obstrução de Vias Aéreas por corpo estranho (OVACE); Choques Séptico e Anafilático; Convulsões e Transportes em Pediatria e Síndromes Respiratórias. Cada inscrito deverá escolher um dos dois dias para participar das atividades.

Apoio em situações de risco

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, ressalta que o treinamento vai ajudar os profissionais em situações que demandam decisões rápidas e grande capacidade técnica. “Numa ocorrência com risco de vida, o preparo e a perícia da equipe são fundamentais para o melhor resultado possível. Esse curso vai trazer mais segurança para profissionais e pacientes”, afirma o gestor.