Saúde de Aparecida realiza amanhã, 26, capacitação on-line sobre o manejo clínico da sífilis

25 de outubro de 2021

Foto: Divulgação

O evento faz parte da mobilização do Outubro Verde, campanha de conscientização para o enfrentamento da sífilis, e é destinado a profissionais de saúde. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até as 11h de amanhã

Como parte das atividades do Outubro Verde, campanha de conscientização para o enfrentamento da sífilis, doença que afeta pessoas no mundo inteiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) promove amanhã, terça-feira, 26 de outubro, das 9h às 11h, a “III Capacitação sobre o Manejo Clínico da Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita”. O evento, gratuito e destinado aos profissionais de saúde, será on-line através do aplicativo Zoom Cloud Meetings.

Acadêmicos e profissionais de áreas como medicina, enfermagem e farmácia, bem como agentes comunitários de saúde e gestores podem se inscrever no evento até as 11h de amanhã, 26, pelo link https://doity.com.br/iii-capacitacao-sobre-o-manejo-clinico-da-sifilis-em-gestante-e-sifilis-congenita-online com certificado no ato da inscrição, como informa a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daniele Prates.

Prevenção e diagnóstico precoce

Acerca do tema, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães ressalta que “a sífilis é um problema sanitário mundial que tem impacto na saúde reprodutiva e infantil, e, infelizmente, está reemergindo no Brasil. Se não for tratada, pode se agravar e acometer diversos órgãos e sistemas do corpo e por isso a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais”.

Ao reforçar a importância da capacitação de amanhã, Alessandro Magalhães afirma que os profissionais de saúde devem estar aptos a reconhecer as manifestações clínicas, conhecer os testes de diagnósticos disponíveis e saber interpretar o resultado do exame para diagnóstico e controle do tratamento da sífilis.

Aumento dos casos

A coordenadora Daniele Prates informa que “a capacitação alude ao terceiro sábado do mês de outubro, o Dia Nacional de Combate à Sífilis, Sífilis em gestante e à Sífilis Congênita e, lamentavelmente, apesar das campanhas de conscientização e da mobilização nacional no Sistema Único de Saúde (SUS), novos casos da infecção vêm aumentando no País e em Aparecida de Goiânia nos últimos anos”.

Nesse sentido, diz a coordenadora Daniele, “a SMS tem orientado e estimulado, permanentemente, que as unidades da rede, dependendo da capacidade de cada uma, intensifiquem as testagens para sífilis, HIV e hepatites B e C. E que também ampliem a divulgação de informações sobre as formas de transmissão, o tratamento, os riscos durante a gravidez e a importância dos cuidados nas parcerias sexuais”.

Segundo a SMS, atualmente, em Aparecida são ofertados os Testes Rápidos para a detecção de sífilis, HIV e Hepatite B e C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Esses exames são realizados, analisados e interpretados em meia hora sem a necessidade de estrutura laboratorial.

Fonte: Willian Mendes