Servidor de Aparecida representa o município e apresenta trabalho em Encontro Nacional de Consultórios na Rua

8 de novembro de 2023

Foto: Arquivo pessoal

O chefe de Atenção à População de Rua da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), Mayk da Glória Machado, representou o município no 6º Encontro Nacional de Consultórios na Rua. O evento ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 19 e 21 de outubro. Na ocasião, o servidor apresentou uma experiência de atendimento realizada na cidade e que obteve resultados positivos.

O representante de Aparecida também foi eleito para integrar o coletivo gestor da Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, bem como a equipe organizadora do próximo encontro. Em 2024, Goiânia sediará o evento.

“É uma honra representar as equipes de Consultório na Rua de Aparecida e compartilhar nossas experiências, boas práticas e desafios com profissionais de todo o país. O trabalho que realizamos pode passar despercebido para muitos, já que lidamos com uma população que é constantemente negligenciada, mas saio daqui certo de que o nosso esforço promove o acesso à saúde e à cidadania das pessoas em situação de rua. Agradeço todos os profissionais da nossa cidade que acreditam e se dedicam a esse propósito. Espero contagiá-los com o que ouvi aqui”, enfatizou.

Debate nacional

O 6º Encontro Nacional de Consultórios na Rua foi organizado pela Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. O evento promoveu a discussão a nível nacional sobre os processos de cuidado realizados pelos profissionais que acompanham as pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem na rua. Representantes de 200 equipes de todo o Brasil participaram do debate.

Além da apresentação de trabalhos científicos, o encontro também contou com palestras e debates sobre temas como “O papel do consultório na Rua na garantia do direito à saúde”; “A importância da articulação entre diferentes setores para o atendimento às pessoas em situação de rua”; e “Os desafios e as possibilidades do trabalho com a população de rua”.