Servidores da SMS tornam-se multiplicadores de capacitação recebida no Hospital Albert Einstein

15 de fevereiro de 2019

Foto:

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento oferecido à população nas unidades de saúde de urgência de Aparecida de Goiânia, três enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram de capacitação no Hospital Albert Einstein, referência brasileira em qualidade. A qualificação torna os servidores aptos a serem multiplicadores em Simulação Realística de Urgência em Adultos. Dessa forma, o grupo poderá compartilhar da melhor forma o conhecimento adquirido com os colaboradores da Secretaria. O curso ocorreu nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, no Centro de Treinamento do Hospital, em São Paulo.

Os enfermeiros já haviam participado de um curso, ano passado, sobre Simulação Realística de Emergência em Adultos. A formação capacitou os profissionais a reconhecerem situações comuns de urgência e emergência em ambiente hospitalar e extra-hospitalar, bem como de possíveis fatores complicadores, deixando-os mais preparados a prestar atendimento com habilidade e segurança. Após a realização do curso, os três enfermeiros foram selecionados para a capacitação desta semana, destinada a torná-los Multiplicadores da Simulação Realística de Emergência em Adultos.

Segundo a participante e diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, Amanda Melo,  a nova formação permitiu o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para elaborar cenários de simulação em Aparecida. “Conhecimento existe para ser compartilhado. Formar multiplicadores é uma ótima estratégia para valorizar os servidores e difundir informações e práticas na rede pública de saúde da nossa cidade, com excelente custo-benefício”, afirmou.

A enfermeira da Maternidade Marlene Teixeira, Marcela Alvarenga, e o enfermeiro do Samu, Glauber Assunção, também participaram da capacitação e agradeceram a oportunidade de levar o aprendizado para toda a equipe. De acordo com eles, a partir do curso, o grupo conheceu a metodologia de Simulação Realística, os seus objetivos, recursos necessários, etapas, manejo de crise, avaliação do desenvolvimento dos participantes nos cenários, entre outros.