Servidores das UPAs de Aparecida recebem capacitação do Sírio Libanês


29 de setembro de 2018

Foto: Camila Godoy

Com o intuito de promover melhorias nos atendimentos à população que utiliza as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aparecida de Goiânia, nesta semana, servidores do município participaram de curso de capacitação com equipe do Sírio Libanês. Foram cinco dias de qualificação, no auditório do AparecidaPrev, onde os profissionais aprenderam e trocaram conhecimentos sobre Ferramentas Qualitativas e Quantitativas para Aprimorar Processos. O curso faz parte do projeto “Lean nas UPAs”, firmada no último mês, pela Prefeitura de Aparecida com o Sírio-Libanês, que conta com o serviço de Gestão Integrada para Projetos de Saúde (GIPS).

O serviço do Hospital inclui um conjunto de ações com foco nas dimensões estratégica e tática/operacional e seu escopo de atuação compreende tanto as áreas assistenciais, apoio técnico e administrativo, quanto a gestão de processos e de projetos. A capacitação ocorreu após o diagnóstico realizado pelos consultores do Sírio-Libanês nas três UPAs da cidade. Eles analisaram o que pode ser aperfeiçoado para melhorar o fluxo dos processos, o uso dos recursos e os atendimentos de forma geral e iniciaram as capacitações, que tem duas turmas previstas. Após a conclusão da segunda turma, os consultores do Hospital Sírio-Libanês passarão a visitar cada uma das Unidades de Pronto Atendimento duas vezes por semana, durante seis meses, para auxiliar na implementação dos projetos de melhoria.

“Estou impressionado com o interesse e a participação dos servidores do município. Eles perguntam, conversam e trazem exemplos do que ocorre nas unidades de saúde onde atuam. Muitos, inclusive, já estão saindo daqui com ideias de projetos para aplicar nesses locais”, afirmou o instrutor do curso, Edir Kuroda. Nestes cinco dias de capacitação, ele apresentou ferramentas, falou sobre mapas de processos, matrizes de priorização e plano de ação.

O chefe administrativo da UPA Flamboyant, Luciano Mendes, é um dos participantes do curso e já está cheio de ideias para aplicar na unidade em que trabalha. “Nesta semana tivemos a oportunidade de conhecer diversas ferramentas para aprimorar processos e isso é fundamental para nos ajudar a abrir a cabeça e a pensar em melhorias de baixo custo para o município. A partir da didática utilizada, já estou com dois projetos em mente: um para o laboratório e outro para diminuir o tempo dos atendimentos”, explicou.

Fonte: Camila Godoy




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa