SMS realiza campanha de combate ao suicídio


Setembro Amarelo

Todo mês de setembro o Brasil volta os olhos para a conscientização e prevenção ao suicídio. Na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida não é diferente. Neste mês, a pasta realizará um seminário dedicado ao assunto. O evento será dia 18/09, no AparecidaPrev, das 8 às 12 horas, aberto ao público. A Campanha tem o intuito de alertar a população a respeito do índice de mortes no país decorrente do suicídio.

Atividades de prevenção também estão ocorrendo nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade durante todo este mês. Além disso, durante todo o ano, qualquer pessoa pode procurar ajuda profissional em uma dessas unidades do município e receber atendimento sobre a temática. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (62) 3545-6045.

A população também pode contar com os voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV),  que atendem todo o país pelo telefone 188. A proposta é conversar com aqueles em risco de suicídio com respeito, anonimato, de forma sigilosa e gratuita.

Estatísticas

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil.  A taxa é superior às vítimas fatais de Aids e da maioria dos tipos de câncer. De acordo com a pasta, são muitos os motivos que levam uma pessoa a tomar essa atitude. A depressão pode ser considerada um fator de risco. Para os profissionais da saúde, o combate ao suicídio exige atenção de todos e diálogo com quem esteja em sofrimento.




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa