Sistemas de Informações


Os dados e as informações que alimentam o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica são provenientes de resultados de exames laboratoriais, de investigações e estudos epidemiológicos, prontuários, das unidades sentinelas e das notificações, sendo a notificação compulsória a principal fonte de dados, têm como propósito geral facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando a tomada de decisões.

São monitorados pela Vigilância Epidemiológica:

  1. Dados demográficos, ambientais e socioeconômicos;
  2. Dados de natalidade, morbidade e mortalidade;
  3. Notificação de emergências de saúde pública, surtos e epidemias.

Entre os sistemas nacionais de informação em saúde existentes, alguns se destacam em razão de sua maior relevância para a Vigilância Epidemiológica. São eles:

SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é o principal sistema de notificação, alimentado principalmente pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Esse sistema atualmente engloba 59 doenças e agravos, 53 fichas de notificação/investigação, além de 44 entradas diferentes. Também apresentam duas versões: Sinan Net e Sinan online (Dengue/Chikungunya).

SIM – Sistemas de Informações sobre Mortalidade

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo DATASUS para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.

 Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações. Os principais benefícios com o uso do sistema é produzir estatísticas de mortalidade; construir os principais indicadores de saúde; e analisar dados epidemiológicos e sociodemográficos.

SINASC – Sistema de Informações sobre Nascido Vivo

O DATASUS desenvolveu o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, visando reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. Sua implantação ocorreu de forma lenta e gradual em todas as Unidades da Federação.

Os principais benefícios com o uso do sistema são subsidiar as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) e acompanhar a evolução das séries históricas, permitindo a identificação de prioridades de intervenção, contribuindo assim para a efetiva melhoria do sistema.

ESUS-Notifica

O e-SUS Notifica é um sistema de informação em saúde voltado para a notificação de casos de síndrome gripal suspeitos da covid-19 no território brasileiro. O objetivo do sistema é registrar os casos da doença que provocou uma pandemia, iniciada a partir de 2019, e inclui dados de identificação, dados clínicos e epidemiológicos e dados de encerramento da investigação. É um sistema online.

Clique aqui e acesse o e-SUS Notifica

SIVEP-Gripe

O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) foi implantado em 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da vigilância sentinela de Síndrome Gripal. Em 2012, o sistema foi adequado ao novo modelo de vigilância com implementação de rotinas para monitoramento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave internados.

O SIVEP-Gripe tem por objetivo a inserção e disseminação dos dados da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fornecendo dados em tempo real para análise e tomada de decisões.

SIVEP-DDA

O Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica de Doenças Diarreicas Agudas (Sivep-DDA) começou a ser utilizado em 2002, para facilitar a tabulação dos dados da Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA) produzidos pelas unidades de saúde. Tem o objetivo de munir o nível local (município) de instrumentos ágeis e simplificados que permitam detectar alterações no comportamento das doenças diarreicas (DDA), visando recomendar medidas de prevenção e controle e avaliar o impacto das ações desenvolvidas.

GAL- Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e desenvolvido de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. Os principais  benefícios são gerenciar e acompanhar as realizações das análises laboratoriais desde a sua solicitação até emissão do laudo final, além de gerar relatórios gerenciais e de produção nas Redes de Laboratórios de Saúde Pública.




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa