SMS realiza campanha de combate ao suicídio

10 de setembro de 2018

Foto:

Todo mês de setembro o Brasil volta os olhos para a conscientização e prevenção ao suicídio. Na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida não é diferente. Neste mês, a pasta realizará um seminário dedicado ao assunto. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 8 às 12 horas, no dia 18/09, no AparecidaPrev. Na ocasião, o médico psiquiatra, Flávio Carzola da Paz, e a psicóloga, Gelcimary Menegath, ministrarão a atividade. A Campanha tem o intuito de alertar a população a respeito do índice de mortes no país decorrente do suicídio.

Palestras sobre prevenção ao suicídio também estão ocorrendo nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade durante todo este mês.  O debate tem sido levado para os usuários das unidades e familiares que participam dos grupos terapêuticos dos Caps. No dia 28/09, os usuários da Academia da Saúde do Veiga Jardim também receberão palestras.

Além disso, durante todo o ano, os Caps oferecem ajuda profissional sobre a temática. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (62) 3545-6045. A população também pode contar com o apoio dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atendem todo o país pelo telefone 188 e oferecem apoio emocional na prevenção ao suicídio. A proposta é conversar com as pessoas com respeito, anonimato, de forma sigilosa e gratuita.

Estatísticas

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil.  De acordo com a pasta, são muitos os motivos que levam uma pessoa a tomar essa atitude. A depressão pode ser considerada um fator de risco. Para os profissionais da saúde, o combate ao suicídio exige atenção e diálogo com quem esteja em sofrimento, sempre respeitando a dor do outro.

Fonte: Andrea Arruda