SMS realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

1 de outubro de 2018

Para ajudar no controle do câncer de mama, doença que atinge 25% das mulheres, durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará ações de prevenção para a população de Aparecida de Goiânia. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificarão atividades voltadas à temática e as academias de saúde promoverão rodas de conversa e ações de promoção da saúde. O número de vagas para mamografia disponíveis também será ampliado no município.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é um exame que estuda o tecido mamário e que pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. O procedimento deve ser realizado de dois em dois anos em mulheres de 50 a 69 anos de idade. “Atualmente, a SMS disponibiliza cerca de 300 mamografias mensalmente. Neste mês, devido à Campanha do Outubro Rosa, serão oferecidos 780 exames, que poderão ser realizados inclusive aos sábados, mediante encaminhamento médico”, explicou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Seus principais sintomas incluem caroço na região mamária, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída espontânea de líquido dos mamilos.

Como a identificação precoce do câncer de mama reduz sua letalidade, é recomendado que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer alteração no órgão e que realizem consultas médicas periódicas para discutir o risco da doença e condutas a serem aplicadas. A adoção de hábitos saudáveis como prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e amamentação, são responsáveis pela redução de cerca de 30% dos casos de câncer de mama.

Programação do Outubro Rosa

Roda de conversa sobre câncer de mama, promoção de atividade física, realização de exames para identificação de Infeccções sexualemente transmissíveis e café da manhã saudável.

Locais: Academia de Saúde – Retiro do Bosque 05/10/2018 (matutino);
Academia de Saúde – Veiga Jardim 18/10/2018 (matutino); e
UBS Jardim Tiradentes 27/10/2018 (matutino).