Tuberculose e Hanseníase


  • Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecido como bacilo de Koch (BK), que entra no organismo pelas vias aéreas superiores e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo. 

Os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

A tuberculose é uma doença que pode evoluir para forma grave com grande comprometimento pulmonar. O diagnóstico dos casos transmissíveis da tuberculose é fácil e pouco oneroso. O tratamento é eficaz. Após 15 dias do início do tratamento, a doença não é mais transmissível. Todo acompanhamento é gratuito, fornecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s).

A vigilância epidemiológica da tuberculose realiza o monitoramento da situação e a tendência da doença para recomendar, executar e avaliar as atividades de controle,  além de divulgar informações sobre a doença e sobre as atividades de controle realizadas, tanto para os responsáveis por essas atividades, como para a população em geral.

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação da Tuberculose

Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação das Pessoas em Tratamento da IL-TB (Infecção Latente)

  • Hanseníase

A hanseníase ou mal de Hansen (MH) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae, de evolução lenta. A transmissão se dá por meio de gotículas de saliva e secreções nasais por longo período de tempo.

Os sinais e sintomas são dermatoneurológicos: lesões na pele como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração da sensibilidade.

A hanseníase, quando diagnosticada e tratada tardiamente, pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, causando incapacidades físicas que podem acarretar problemas, como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. A hanseníase tem cura, possui fácil manejo clínico e todo acompanhamento é gratuito, fornecido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s).

A vigilância epidemiológica da hanseníase é realizada por meio de um conjunto de atividades que fornecem informações sobre a doença e sobre o seu comportamento epidemiológico, com a finalidade de recomendar, executar e avaliar as atividades de controle da hanseníase, além de divulgar informações sobre a doença e sobre as atividades de controle realizadas, tanto para os responsáveis por essas atividades, como para a população em geral.

Atendimento: das 08 às 17h30

Endereço:  Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140

Telefone: (62) 3545-6703

E-mail:  vigilancia.aparecidahans.tb@gmail.com




Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883

Imprensa