UBS do Jardim dos Buritis faz Blitz Educativa sobre prevenção de doenças infecciosas

1 de março de 2019

Foto: Pabline Flaviane

Na manhã desta quinta-feira, 28, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Buritis realizou uma Blitz Educativa  na Avenida das Palmeiras, em Aparecida de Goiânia. A iniciativa, realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA), teve como objetivo alertar a população que passava pelo local sobre os perigos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e do consumo de álcool e outras drogas. A ação de prevenção  contou com a participação de profissionais da saúde para distribuir materiais educativos e promover palestra aos pacientes da UBS.

Segundo o diretor de Gestão à Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Amoury, discutir o assunto é fundamental para os avanços da saúde pública. “A SMS tem investido na prevenção como combate eficaz às doenças infecciosas. Por meio de ações educativas conseguimos alcançar a população e impactar positivamento os resultados das nossas políticas. Em véspera de carnaval, esse trabalho torna-se ainda mais fundamental”, afirmou.

A gestora da UBS do Jardim dos Buritis, Jorgina Maria, avaliou a ação como estratégica. “Quando identificamos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em nossa unidade, percebo que a informação é a melhor forma de prevenção.  Por isso, nos mobilizamos para distribuir kits educativos. Aproveitamos o período sugestivo do carnaval e fomos recebidos com muita satisfação pelo público da região”, relatou.

A médica Elizete de Gusmão, que promoveu uma palestra na unidade, ressaltou a importância da conscientização, principalmente, quando junto aos adolescentes: “ Eles são mais vulneráveis. Muitas vezes, iludidos pela diversão e impulsionados pela coragem que as drogas e o álcool proporcionam, acabam se expondo a situações propícias à contaminação por doenças infecciosas, em um período da vida que deveria ser de alegria e aprendizado”.

Segundo a enfermeira da UBS, Renata Souza,  a equipe do local tem trabalhado com orientações sobre prevenção e cuidados: “É importante as pessoas saberem que o quanto antes o paciente procurar uma unidade de saúde e identificar uma doença, mais eficaz será o tratamento. Assim, além da prevenção, é necessário difundir a importância do diagnóstico precoce”.

Programa

Nesse sentido, a SMS conta com o Programa de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, composta por equipe de psicólogos, enfermeiros e médicos, que ofertam serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção dessas enfermidades. O diagnóstico das doenças é realizado por meio de testes rápidos, disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro Clínico Municipal, e no Centro de Saúde Papillon Park e em 25 Unidades Básicas de Saúde. Esses locais são porta-aberta, isto é, qualquer pessoa pode procurar e solicitar diretamente o procedimento. Nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant, nos Cais Colina Azul e Nova Era e na Maternidade Marlene Teixeira, os testes são oferecidos apenas para pacientes que tenham passado por exposição.

Há também o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que funciona em um ônibus que circula pela cidade e se estabelece em locais por até uma semana, principalmente em regiões endêmicas. Empresas e instituições de educação podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e solicitar a visita do ônibus em suas organizações.

Texto: Pabline Flaviane