O Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais tem por finalidade a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se as informações relevantes nos processos de formulação, gestão e avaliação das políticas e ações públicas de importância estratégica, com foco na promoção, prevenção e recuperação da saúde.
O Programa executa diversas estratégias de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos, entre elas:
● INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:
HIV/AIDS
A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de AIDS
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de AIDS em menores de 13 anos
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Gestante
Hepatites virais
As hepatites virais são causadas pelos vírus A, B e C, e ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D e o vírus da hepatite E. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Hepatites Virais
Sífilis
É uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária) e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto, denominada sífilis congênita.
Clique aqui e acesse a Ficha de Notificação de Sífilis
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Sífilis em Gestante
Clique aqui e acesse a Ficha de Investigação de Sífilis Congênita
HPV
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.
HTLV
O HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas) é um retrovírus humano oncogênico causador de doença infecciosa. Esse vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico (LTCD4+) e possui a capacidade de imortalizá-las, fazendo assim com que essas percam sua função de defender nosso organismo.
Herpes genital
A herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
Existem dois tipos de vírus causadores do herpes genital. Embora os HSV-1 e HSV-2 possam provocar lesões em qualquer parte do corpo, há predomínio do tipo 2 nas lesões genitais e do tipo 1 nas lesões periorais.
Cancro mole (cancróide)
Infecção causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, sendo mais frequente em países tropicais. Podem causar feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus, que aparecem com frequência nos órgãos genitais (ex.: pênis, ânus e vulva), também podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha.
Donovanose
É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais.
Gonorreia e infecção por Clamídia
São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Os sintomas mais frequentes causados por essas infecções são, na mulher, corrimento vaginal com dor no baixo ventre, e nos homens, corrimento no pênis e dor ao urinar.
Linfogranuloma venéreo (LGV)
O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha. É popularmente conhecida como “mula”.
Tricomoníase
É uma IST causada por um protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina. Causa corrimento amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado com mau cheiro, geralmente lembrando peixe. Às vezes ocorre prurido, sangramento após relação sexual, dor durante relação sexual e dor ao urinar.
● CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO ITINERANTE (CTAI)
Aparecida de Goiânia é a primeira cidade de Goiás a ter um Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI). O serviço funciona em um micro-ônibus que oferece testagem gratuita para diagnóstico de HIV/aids, sífilis e hepatites B e C, com atividade extramuros priorizando locais com difícil acesso aos serviços de saúde: populações vulneráveis, empresas/indústrias, aumentando o diagnóstico e tratamento precoce dos agravos.
Atendimento: das 08h às 17h30
Endereço: Rua Vitória Qd. 40 Lt. 04 – Jardim Belo Horizonte – Aparecida de Goiânia – Goiás CEP: 74.976-140
Telefone: (62) 3545-6514
E-mail: dstaids.aparecida@gmail.com
Serviços de apoio ao Programa IST
1. CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA)
Realiza testagem rápida gratuita para HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.
2. SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADO (SAE)
É um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/aids, sífilis, hepatites B e C e outras IST, que presta atendimento integral e de qualidade aos pacientes, por meio de uma equipe multidisciplinar.
Atendimento: das 08h às 17h30
Endereço: Av. C – Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia – GO, 74960-090;
Telefone: (62) 3594-1018
E-mail: saeaparecida@gmail.com
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Antônio Barbosa Sandoval, n°16, quadra 4, lote 1, APM 3, Centro – Aparecida de Goiânia – GO.
Telefone Geral: (62) 3545-5883